URZE Companhia de Dança

A Urze Companhia de Dança é uma associação privada, sem fins lucrativos e sem patrocinadores, fundada em 2006 pelo diretor e coreógrafo Francisco Silva. Localizada na cidade de São Carlos, interior de SP, um dos principais objetivos da Urze é a formação de público para a dança contemporânea fora dos grandes centros produtores e consumidores de arte, como São Paulo e Rio de Janeiro.

O primeiro elenco da Urze foi formado por ex-graduandos que integraram um projeto de extensão da UFSCar, projeto esse que tinha como objetivo democratizar o acesso à dança no ambiente universitário. Ainda hoje a companhia é composta por estudantes de graduação e pós-graduação das universidades locais (UFSCar e USP) e por profissionais que atuam em diversas áreas do conhecimento, o que cria uma grande diversidade de formas de expressão e compreensão do mundo e do movimento, já que desde sua fundação, o lugar de fala da Urze está na condição humana e em suas infinitas relações.

Em sua trajetória, a Urze acumula mais de 30 espetáculos independentes. Como a popularização da dança e o acesso democrático a conteúdos geralmente tidos como elitistas também é uma das políticas da Urze, nossas produções são disponibilizadas sempre a preços acessíveis. Em parceria com o Sistema S, realizamos várias apresentações em diferentes Sesc´s e Sesi´s. 

Além disso, a Urze, em seu espaço, oferece aulas abertas e apresentações gratuitas, promove cursos sobre a relação corpo-arte e mostras de videodança. Tudo isso para que, ao menos em São Carlos, a dança e suas múltiplas formas e linguagens, possa ser cada vez mais presente no cotidiano daqueles que a apreciam, que a consomem, que a vivem.